quinta-feira, 3 de março de 2011

DICA: Como saber se a maquiagem venceu

Olá meninas!! Bom dia!
A dica de hoje é o cuidado que temos que ter com os prazos de validades das nossas queridinhas Make Ups!
Comigo já aconteceu várias vezes, maquiagens que paguei caro, de marcas super boas, mas estão lá a anos e nem pensando em acabar. Não tem jeito. Tem que jogar fora! 




Sempre tem aquele blush que você só usa em ocasiões muito especiais ou o rímel que só sai da caixinha de maquiagem para acompanhá-la numa festa de arromba? Cuidado, eles podem estar com o prazo de validade vencido e trazer riscos para a beleza e a saúde. Aprenda a se proteger.
Por isso compre coisas boas sim. Mas use e abuse!! SEMPRE. 
Vamos as dicas:

Vida últil

Como todos os produtos com componentes químicos e minerais, a maquiagem tem uma vida útil. Fora do prazo de validade, ela pode apresentar alterações na textura, na pigmentação e no odor. Além da perda da eficácia, o uso de produtos vencidos pode trazer riscos à saúde, provocando reações alérgicas, acne, ardência na área dos olhos ou até conjuntivite. 

Irritação

As regiões mais sensíveis são as pálpebras, o colo, os lábios e o pescoço. Em caso de irritação, a primeira atitude é suspender o uso do produto. Para aliviar o desconforto, faça compressas de água boricada ou chá de camomila frio sobre o local irritado. Caso não melhore o mal-estar, procure orientação médica.

Durabilidade

Em média, produtos como rímel, blush, base, batom, gloss, lápis de olho e de boca, delineador, hidratantes, pincéis e esponjas têm prazo de validade entre três meses e um ano, dependendo da frequência de uso, da forma como eles são guardados e das normas internas de cada fabricante, baseadas no tipo de material utilizado, na durabilidade e em outros testes de resistência. No Brasil, está informação é obrigatória nos rótulos.

Validade

Confira os prazos de validade de alguns produtos, em média:
Rímel – De três a seis meses;
Base e pó compacto – De seis meses a um ano;
Batom ou gloss – Um ano;
Lápis de olhos, sobrancelhas e lábios – De seis meses a um ano;
Delineador – Um ano;
Hidratante – Um ano;
Pincéis – Quando lavados mensalmente com sabonete neutro têm validade indeterminada;
Esponjas – Devem ser sempre individuais e trocadas a cada três ou seis meses, dependendo da frequência do uso do produto.

Ao guardar

Além de o prazo em validade estar em dia, é preciso ter cuidado na hora de armazenar o produto. Embora na maioria das vezes os cosméticos e as maquiagens fiquem guardados no banheiro, o lugar não é o mais indicado para isso, já que é muito úmido. O ideal é manter os produtos em ambientes frescos e secos, longe do calor e da luz excessivos, e não se esquecer de fechar bem os recipientes.

Escolha

Na hora de escolher o cosmético observe atentamente as características da sua pele, como oleosidade, tonalidade, grau de sensibilidade e antecedentes alérgicos. Sempre verifique, também, se o produto utilizado tem o selo de qualidade emitido pela Anvisa ou pelo Inmetro.

Esses cuidados nunca são demais né?! Use e abuse dos queridinhos, nada de ficar economizando! 
Beijoss

Nenhum comentário:

Postar um comentário